Get Adobe Flash player
a adril o vale de lima iniciativa downloads contactos
 
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.

pdr placa

FSE

Galerais de Foto

Mailing List da ADRIL
 


Um projecto para um território... a ADRIL
Ponte de Lima
Ponte Romana de Ponte de Lima
A Iniciativa Comunitária Leader para o domínio rural, tem subjacente um modelo de desenvolvimento socio-económico específico. O Leader propõe uma abordagem alternativa, baseada no pressuposto de que é possível um desenvolvimento económico sustentável das áreas rurais periferizadas, concebido e gerido a partir do interior das regiões, mesmo que apoiado (ou necessariamente apoiado) e financiado a partir do exterior, pela mobilização institucional local.

A abordagem Leader pressupõe o envolvimento de um conjunto de instituições muito mais alargado do que as tradicionalmente envolvidas nas abordagens clássicas: o Estado e as empresas ou grupos económicos. A teia institucional que suporta o Leader tem um enraizamento local e abrange, para além das autarquias locais, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, todo o tipo de associações, organizações não governamentais, igrejas e instituições a elas ligadas, grupos cívicos, ambientalistas, artesãos, associações culturais desportivas etc. - parcerias activas operando à escala local.

A componente institucional do Leader é, provavelmente a sua maior inovação.

A iniciativa comunitária Leader é um instrumento intermédio, entre os Quadros Comunitários de Apoio, e respectivos programas operacionais sectoriais e regionais e a política de gestão urbanística municipal, assumindo três dimensões fundamentais da sua condição "intermédia": territorial, entre o município e a região; institucional, entre o Estado e as Empresas e sectorial, pelo seu carácter integrado e de multisectorialidade.

O Vale do Lima corresponde a uma situação excepcional de um contexto institucional receptivo à filosofia LEADER. Desde o Leader I que se verificou o aparecimento de uma rede de instituições, públicas e privadas, organizadas de forma a constituírem uma associação de desenvolvimento regional com capacidade técnica e política para aplicar o programa.

O reforço do contexto institucional, através do fortalecimento das parcerias activas que actualmente e nas aplicações anteriores têm executado o programa LEADER, representará no futuro, na aplicação do LEADER + do Vale do Lima, um factor crítico de sustentabilidade. Em primeiro lugar, sustentabilidade da própria ADRIL, tornando-a capaz de sobreviver ao LEADER, pelo desenvolvimento de acções de apoio ao desenvolvimento integrado do Vale do Lima. Para além disso, sustentabilidade do modelo de organização das associações locais e da mobilização cívica das populações, continuando um processo de participação iniciado com o LEADER e com a ADRIL.


 
 
PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural Leader - Dinamização das Zonas Rurais. ministério da agricultura do desenvolvimento rural e das pescas União Europeu - Fundo Europeu Agriculo de Desenvolvimento Rural
ADRIL - Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima 2010, Todos os Direitos Reservados : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :