Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.

pdr placa

Galerais de Foto

Mailing List da ADRIL
 


Um projecto para um território... a ADRIL
Ponte de Lima
Ponte Romana de Ponte de Lima
A Iniciativa Comunitária Leader para o domínio rural, tem subjacente um modelo de desenvolvimento socio-económico específico. O Leader propõe uma abordagem alternativa, baseada no pressuposto de que é possível um desenvolvimento económico sustentável das áreas rurais periferizadas, concebido e gerido a partir do interior das regiões, mesmo que apoiado (ou necessariamente apoiado) e financiado a partir do exterior, pela mobilização institucional local.

A abordagem Leader pressupõe o envolvimento de um conjunto de instituições muito mais alargado do que as tradicionalmente envolvidas nas abordagens clássicas: o Estado e as empresas ou grupos económicos. A teia institucional que suporta o Leader tem um enraizamento local e abrange, para além das autarquias locais, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, todo o tipo de associações, organizações não governamentais, igrejas e instituições a elas ligadas, grupos cívicos, ambientalistas, artesãos, associações culturais desportivas etc. - parcerias activas operando à escala local.

A componente institucional do Leader é, provavelmente a sua maior inovação.

A iniciativa comunitária Leader é um instrumento intermédio, entre os Quadros Comunitários de Apoio, e respectivos programas operacionais sectoriais e regionais e a política de gestão urbanística municipal, assumindo três dimensões fundamentais da sua condição "intermédia": territorial, entre o município e a região; institucional, entre o Estado e as Empresas e sectorial, pelo seu carácter integrado e de multisectorialidade.

O Vale do Lima corresponde a uma situação excepcional de um contexto institucional receptivo à filosofia LEADER. Desde o Leader I que se verificou o aparecimento de uma rede de instituições, públicas e privadas, organizadas de forma a constituírem uma associação de desenvolvimento regional com capacidade técnica e política para aplicar o programa.

O reforço do contexto institucional, através do fortalecimento das parcerias activas que actualmente e nas aplicações anteriores têm executado o programa LEADER, representará no futuro, na aplicação do LEADER + do Vale do Lima, um factor crítico de sustentabilidade. Em primeiro lugar, sustentabilidade da própria ADRIL, tornando-a capaz de sobreviver ao LEADER, pelo desenvolvimento de acções de apoio ao desenvolvimento integrado do Vale do Lima. Para além disso, sustentabilidade do modelo de organização das associações locais e da mobilização cívica das populações, continuando um processo de participação iniciado com o LEADER e com a ADRIL.


 
 
PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural Leader - Dinamização das Zonas Rurais. ministério da agricultura do desenvolvimento rural e das pescas União Europeu - Fundo Europeu Agriculo de Desenvolvimento Rural
ADRIL - Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima 2010, Todos os Direitos Reservados : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :