Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.

pdr placa

Galerais de Foto

Mailing List da ADRIL
 


Núcleo de Vilar do Monte
Recuperação do núcleo de Vilar do Monte para casas de Turismo de Aldeia
AGRIS

O núcleo de Vilar do Monte apresenta condições para a implementação da Medida 7.1 do programa AGRIS, uma vez que a revitalização do núcleo é factor decisivo nesta altura, pois o êxodo rural não para de aumentar. A ADRIL, como Associação de Desenvolvimento Rural, acredita que este será o primeiro passo para a dinamização desta freguesia, que irá concertar com o programa LEADER + a recuperação de um conjunto de casas para Turismo de Aldeia, pois será por este caminho que Vilar do Monte poderá voltar a crescer de uma maneira concerta e integrada.

Os investimentos privados, estão na sua maioria envoltos de sacrifícios de diversas pessoas que não deixam de acreditar no melhoramento e na prosperidade da aldeia. Condições de sobrevivência deste projecto não faltarão, pois existem diversos imóveis de traça tradicional que podem ser revitalizados, existem produtos locais e actividades que estão adormecidas, e essencialmente existe a Mesa dos Quatro Abades, que será em todo este processo a pedra angular como meio de divulgação e atractividade do núcleo rural.

Numa breve síntese, a Mesa dos Quatro Abades remonta a uma antiga actividade exercida no século XVII. Das freguesias de Calheiros Cepões, Barrio e Vilar do Monte, no mesmo dia, saía de cada uma das suas igrejas paroquiais em procissão penitencial em honra a S. Sebastião, pedindo protecção contra as três grandes calamidades da humanidade, a peste, a fome e a guerra. Juntavam-se as quatro freguesias num marco comum, que assinalava o ponto de convergência das quatro freguesias, onde os quatro abades se sentavam à mesma mesa, cada uma no limite da sua paróquia, e em redor presenciava toda a população na discussão de problemas locais, com o intuito de encontrar soluções.

Actualmente esta tradição mantêm-se viva, e anualmente reúnem as populações, o Presidente da Câmara Municipal, os Presidentes de Junta, e discutem da mesma forma os problemas, as soluções duma maneira popular e directa, culminando no final com a confraternização das pessoas em conjunto com as iguarias locais. Por aqui passaram já diversas personalidades, como Sua Ex.a o Presidenta da República, os Ministros da Agricultura, Planeamento e Ambiente entre outros, o que de certo modo galvaniza a população local, e os orgulha por terem algo que faça reconhecer as suas freguesias.

O dossier de candidatura encontra-se disponível para download
 
 
 
PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural Leader - Dinamização das Zonas Rurais. ministério da agricultura do desenvolvimento rural e das pescas União Europeu - Fundo Europeu Agriculo de Desenvolvimento Rural
ADRIL - Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima 2010, Todos os Direitos Reservados : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :