Recuperação do núcleo de Vilar do Monte para casas de Turismo de Aldeia

AGRIS
O núcleo de Vilar do Monte apresenta condições para a implementação da Medida 7.1 do programa AGRIS, uma vez que a revitalização do núcleo é factor decisivo nesta altura, pois o êxodo rural não para de aumentar. A ADRIL, como Associação de Desenvolvimento Rural, acredita que este será o primeiro passo para a dinamização desta freguesia, que irá concertar com o programa LEADER + a recuperação de um conjunto de casas para Turismo de Aldeia, pois será por este caminho que Vilar do Monte poderá voltar a crescer de uma maneira concerta e integrada.

Os investimentos privados, estão na sua maioria envoltos de sacrifícios de diversas pessoas que não deixam de acreditar no melhoramento e na prosperidade da aldeia. Condições de sobrevivência deste projecto não faltarão, pois existem diversos imóveis de traça tradicional que podem ser revitalizados, existem produtos locais e actividades que estão adormecidas, e essencialmente existe a Mesa dos Quatro Abades, que será em todo este processo a pedra angular como meio de divulgação e atractividade do núcleo rural.

Numa breve síntese, a Mesa dos Quatro Abades remonta a uma antiga actividade exercida no século XVII. Das freguesias de Calheiros Cepões, Barrio e Vilar do Monte, no mesmo dia, saía de cada uma das suas igrejas paroquiais em procissão penitencial em honra a S. Sebastião, pedindo protecção contra as três grandes calamidades da humanidade, a peste, a fome e a guerra. Juntavam-se as quatro freguesias num marco comum, que assinalava o ponto de convergência das quatro freguesias, onde os quatro abades se sentavam à mesma mesa, cada uma no limite da sua paróquia, e em redor presenciava toda a população na discussão de problemas locais, com o intuito de encontrar soluções.

Actualmente esta tradição mantêm-se viva, e anualmente reúnem as populações, o Presidente da Câmara Municipal, os Presidentes de Junta, e discutem da mesma forma os problemas, as soluções duma maneira popular e directa, culminando no final com a confraternização das pessoas em conjunto com as iguarias locais. Por aqui passaram já diversas personalidades, como Sua Ex.a o Presidenta da República, os Ministros da Agricultura, Planeamento e Ambiente entre outros, o que de certo modo galvaniza a população local, e os orgulha por terem algo que faça reconhecer as suas freguesias.

O dossier de candidatura encontra-se disponível para download aqui.