Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.

pdr placa

Galerais de Foto

Mailing List da ADRIL
 


Núcleo Rural do Lindoso
A recuperação da aldeia histórica do Lindoso para o Turismo de Aldeia
AGRIS

O Núcleo Rural do Lindoso é constituído pelos lugares de Parada e Lindoso, e abrange uma área com aproximadamente 46,5 Km2, onde reside uma população de 688 habitantes, situado no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, região do Minho.
Esta freguesia situa-se em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês, numa zona montanhosa, onde é servida pela estrada nacional que liga Ponte da Barca à fronteira de Espanha, podendo ainda ser utilizada a estrada Nacional que liga Arcos de Valdevez à freguesia do Soajo, localizada no lado oposto, cuja ligação ao Lindoso é feita por uma estrada secundária que atravessa o rio Lima.

A existência de aglomerados habitacionais nesta área com características rurais típicas, os quais, quer pelas características arquitectónicas dos seus imóveis, exemplares típicos da arquitectura popular, quer pelo modelo de vida dos seus habitantes, com os seus usos e costumes, formam um verdadeiro "nicho de ruralidade" nos quais a nossa memória facilmente recua no tempo.

A implementação deste programa no núcleo rural objecto desta candidatura, tem como finalidade operar em pequenas recuperações e na valorização do património construído, do património natural, da paisagem e dos núcleos populacionais em meio rural, implementando projecto inovadores e demonstrativos que contribuam para a melhoria de vida dos habitantes desta zona rural e podendo transformar o tecido económico agrário local, criando condições de sustentação da população local, para que esta disponha de rendimentos adequados e atractivos face às condições de vida oferecidas pelos meios urbanos.

O sucesso da implementação e concretização do Plano de Intervenção obriga à permanência de um técnico superior no terreno para apoiar, acompanhar e orientar os promotores e avaliar as a execução das acções bem como o resultado do impacto dos investimentos na zona de intervenção.

A intervenção vai incidir essencialmente na recuperação de fachadas degradadas, valorizando o património rural e criando o enquadramento necessário da zona rural onde se encontram inseridas. Pretende-se valorizar em conjunto com as iniciativas elaboradas pelo Programa LEADER, aumentar a auto-estima das populações e dinamizar o núcleo para que as condições de vida da população sejam satisfatórias.

Tipos de Acção a Desenvolver

  • Infra-estruturas públicas
  • Dinamização e promoção do núcleo rural
  • Requalificação de espaços públicos
  • Recuperação de construções rurais de traça tradicional, através da recuperação das fachadas
  • Valorização de espaços e itinerários pedonais de interesse histórico-turístico


O dossier de candidatura encontra-se disponível para download
 
 
 
PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural Leader - Dinamização das Zonas Rurais. ministério da agricultura do desenvolvimento rural e das pescas União Europeu - Fundo Europeu Agriculo de Desenvolvimento Rural
ADRIL - Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima 2010, Todos os Direitos Reservados : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :