Get Adobe Flash player
a adril o vale de lima iniciativa downloads contactos
 
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.

pdr placa

FSE

Galerais de Foto

Mailing List da ADRIL
 


A população do vale do Lima

A população na zona de intervenção do LEADER do Vale do Lima era, em 2001, de 99.274 habitantes. Este valor corresponde a uma variação negativa, ainda que pequena, em relação aos últimos dez anos (-1.31%).

A distribuição interna da população do Vale do Lima é muito heterogénea. Com uma grane dispersão demográfica pelas 143 freguesias da área. Verifica-se um dinamismo demográfico muito diferenciado entre as freguesias próximas das sedes de concelho, servidas pelos eixos rodoviários principais, onde se concentra a maior parte da população e onde se verificou uma variação demográfica positiva, e as freguesias de montanha, menos habitadas e em regra geral as que sofreram perdas mais significativas.

A densidade demográfica era e 90 hab/km2 em 2001, valor inferior ao da NUTE Minho - Lima, com 112 hab/km2, ao da Região Norte com 173 hab/km2 e à media do território continental de 111 hab/km2.


Densidade Populacional por Freguesias em 2001


Nos últimos anos continou a acentuar-se claramente a tendência para a concentração relativa nas freguesias das sedes de concelho e periféricas, ao longo da várzea. Ponte de Lima, com cerca de 5.000 habitantes em 2001 é o maior centro urbano da zona de intervenção. Arcos de Valdevez e Ponte da Barca não atingem os 2.500 habitantes nas freguesias sede de concelho.

 
 
PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural Leader - Dinamização das Zonas Rurais. ministério da agricultura do desenvolvimento rural e das pescas União Europeu - Fundo Europeu Agriculo de Desenvolvimento Rural
ADRIL - Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima 2010, Todos os Direitos Reservados : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :