Como é sabido a ADRIL, de 1992 a 1995, geriu o LEADER I no Vale do Lima (concelhos de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vale do Minho (12 freguesias limítrofes dos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Monção e Melgaço).
Para dar continuidade À acção desenvolvida no LEADER I impunha-se que a ADRIL apresentasse uma candidatura ao LEADER II. Tendo surgido outras inteções de candidatura, foi posteriormente acordado entre todos os municípios do distrito de Viana do Castelo avançar com duas candidaturas ao programa LEADER II: Vale do Lima, subscrita pela ADRIL e Vale do Minho, subscrita pela ADRIMINHO.
Neste quadro, a estratégia delineada pela ADRIL para selecção dos domínios abrangidos pelo programa LEADER II contemplou a natureza das actividades, a sua sazonagem e o grau de cobertura de instrumentos inseridos no Q.C.A e no INTERREG. Nesse sentido, agruparam-se as várias actividades em três eixos articulados em função da sua organização, face às exigências do mercado, da população, do território e do ambiente:
- Turismo, Património Cultural e Artesanato;
- Patrmónio Natural e Ambiente;
- Espécies Autóctones.
Foi em torno deste três eixos que se estruturou a quase totalidade da intervenção no âmbito do LEADER II, cujos projectos ssão apresentados neste documento.
|