Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.

pdr placa

Galerais de Foto

Mailing List da ADRIL
 


Leader +
O LEADER+ para o Vale do Lima corresponde a um terceiro estádio na aplicação de uma estratégia de desenvolvimento integrado, iniciada com o LEADER I, que se pretende orientar fundamentalmente por objectivos de sustentabilidade.

O LEADER I representou uma primeira aproximação a uma intervenção alternativa aos programas nacionais, marcada por uma concepção a partir do interior da região e da mobilização dos recursos endógenos sub-aproveitados. Com o LEADER I iniciou-se um processo de aprendizagem e aquisição de competências e conhecimentos que se foi reforçando no LEADER II e se traduz, hoje em dia, na capacidade técnica e política de populações e instituições para concretizar projectos originais diversificados, nos vários domínios da vida social, económica e cultural do Vale do Lima. Os resultados das aplicações anteriores do programa, vieram pôr em evidência as especificidades locais e revelar as potencialidades a previlegiar nas iniciativas futuras.

O LEADER+, na sua concepção actual, vai ao encontro dessas especificidades e potencialidades locais, explorando o conhecimento tácito enraizado actualmente no Vale do Lima. Assim, definindo como tema forte "Lazer e Património", o LEADER+ assume uma estratégia territorial integrada, a partir dos resultados positivos de projectos piloto executados anteriormente, estruturando-se simultaneamente de forma a operacionalizar os objectivos que o orientam de forma a garantir a sustentabilidade dos projectos no futuro.

Reforçar a especialização da área, em torno de actividades e produtos específicos de elevado valor acrescentado, desenvolvendo uma estratégia de competitividade territorial original, garantindo simultaneamente a consolidação de uma integração social em torno da mobilização institucional, são dois dos pontos fortes da proposta de intervenção do LEADER+ para o Vale do Lima.

Leader + Por um lado, houve a preocupação de continuar com a metodologia seguida nas edições anteriores do LEADER, de diversificar sectorial e territorialmente os projectos, numa prática de semeador, com o objectivo de fomentar as iniciativas locais, envolver o maior número de populações e instituições no processo de programação e aplicação de programas de desenvolviemnto local integrado e fazer emergir novas potencialidades. Por outro lado, não foram descurados os objectivos de revitalização da base económica, a partir de investimentos criadores de emprego e produto, de raiz local, nem as acções materiais e imateriais de promoção regional, muito associadas ao tema forte do turismo "Lazer e Património", seguindo a filosofia anterior de construção de uma imagem carismática da região, o Vale do Lima. Por essa razão, continuam a ter um peso relativo muito significativo as acções de promoção da região e foi programado um projecto de construção de um plano director regional - o "Master Plan" - que deverá constituir no futuro um quadro de referência para todas as intervenções, na área, em matéria de planeamento do desenvolvimento e ambiente. Paralelamente aos projectos de índole mais proactiva, foram incluídas acções onde poderão ter lugar projectos sociais de carácter mais reactivo, no sentido de envolver as populações mais periferizadas do mercado de trabalho e da vida cívica.


 
 
PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural Leader - Dinamização das Zonas Rurais. ministério da agricultura do desenvolvimento rural e das pescas União Europeu - Fundo Europeu Agriculo de Desenvolvimento Rural
ADRIL - Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima 2010, Todos os Direitos Reservados : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :