Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.

pdr placa

Galerais de Foto

Mailing List da ADRIL
 


Iniciativa Comunitária INTERREG IIIC
Europe des Traditions un Pont entre les Euroregions, EUROTRAD

A experiência adquirida com o consórcio "EuropaTraditionae Consortium", em particular pela ADRIL e pela TURIHAB no Norte de Portugal em cooperação com a CCRN (Centro de Coordenação da Região Norte) no apoio à Eslovénia, à região oeste da Hungria e à Frankonia de Cima (Baviera) na implementação de modelos de Turismo no Espaço Rural, traduziu-se numa valorização do património rural e num centro de grande potencial económico, para um mercado específico e que levou à criação de postos de trabalho.

Hoje, a TURIHAB - cuja presença forte no mercado se estabelece pelo seu produto forte de referência os Solares de Portugal - tem mais de 100 membros associados com um número similar de habitações que incluem, castelos, casas antigas, casas senhoriais, quintas e casas de campo apelativas. Muitos dos membros associados acabam por residir nas próprias habitações que se têm mantido nas famílias por várias gerações, reflectindo assim as próprias raízes históricas para além do enorme potencial cultural que lhes está associado. Medidas têm sido tomadas para que restaurações e trabalhos de melhoramento das condições de habitação tem nenhum ou reduzido impacto nos elementos estruturais e decorativos que caracterizam estas habitações de forma a preservar a história e o património que elas representam.

Em 1996, a TURIHAB e quatro outros parceiros na União Europeia formaram o consórcio ETC "EuropaTraditionae Consortium", dirigido pela própria TURIHAB. Os restantes membros do consórcio eram então:

  • Château Accuel, Fraça
  • Wolsey Lodges, Reino Unido
  • Hidden Ireland, República da Irlanda
  • Erfgoed Logies, Países Baixos
Este era um consórcio sem fins lucrativos cujo os objectivos comuns a todos os membros eram:
  • Promover um produto ímpar, em torno da qualidade do alojamento em casas de particulares;
  • Promover o turismo na Europa, em particular olhando para os mercados japonês, americano e australiano;
  • Juntar esforços na preservação e desenvolvimento de uma cultura heráldica secular dos países de onde eram oriundos os membos do consórcio.

Os objectivos do consórcio são suportados pelo Parlamento Europeu e uma apresentação do ETC foi feita em Bruxelas, em Fevereiro de 1998. De facto, a idéia de auxiliar a Europa Central e de Leste na implementação de actividades de fomento do Turismo no Espaço Rural surgiu inicialmente entre reuniões entre representantes do ETC e deputados do parlamento europeu.

INTERREG IIIC
Link ao portal da iniciativa INTERREG IIIC
 
 
PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural Leader - Dinamização das Zonas Rurais. ministério da agricultura do desenvolvimento rural e das pescas União Europeu - Fundo Europeu Agriculo de Desenvolvimento Rural
ADRIL - Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima 2010, Todos os Direitos Reservados : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :