Recuperação de núcleo rural do lugar da Passagem (Geraz do Lima) para Turismo de Aldeia
AGRIS
O núcleo rural da Passagem para além da sua relevância histórica, é hoje um ponto central nas Itinerências do Vale do Lima, quer pelo Itinerário do Românico, pelo Caminho de Santiago, Itinerário da Ribeira Lima, Roteiros Gastronómicos.
A estratégia deste núcleo Rural, é atrair de novo a importância das barcas, as travessias do rio enquadradas em acções dinamizadoras no sector turístico ambiental e rural da região.
Para além destes aspectos, a ADRIL considera que a implementação desta medida neste local irá permitir reforçar projectos desenvolvidos no âmbito do LEADER I e LEADER II do Vale do Lima, constituído um equipamento de grande valia essencialmente no aproveitamento do rio Lima no seu anterior, permitindo que este seja percorrido numa grande parta da sua extensão.
Toda a estratégia pressupõe o desenvolvimento da zona rural do local, preservando o valioso património humano, cultural, ambiental e arquitectónico existente, aliando a sua integração ao lançamento no futuro do circuito do Vale do Lima.
A preservação de pequenos núcleos como este, poderá parecer exagerada a afirmação, é vital, porque a degradação ambiental a cada vez maior em todas as partes do globo, a existência das mesmas é cada vez mais escassa, estaremos a tempo de revitalizar locais com a Passagem, para que a população possa usufruir das valias naturais que sempre teve e não quererá perder, o que de certo modo galvaniza a população local, e os orgulha por terem algo que faça reconhecer as suas freguesias.
O dossier de candidatura encontra-se disponível para download aqui.