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As acessibilidades do vale do Lima

As acessibilidades no interior da Zona de Intervenção têm vindo a sofrer algumas pequenas melhorias, mais qualitativas do que quantitativas, mantendo-se a acessibilidade externa numa situação muito mais favorável do que a interna. A rede viária principal permanece inalterada há décadas e só a construção da auto-estrada veio introduzir uma modificação mais profunda, em 1998.


Rede de Acessibilidades do Vale do Lima Grande parte dos investimentos dos nunicípios no programa operacional do II QCA - PRONORTE - dirigiram-se para a rede viária municipal, a qual, em termos de qualidade da infra-estrutura tem vindo a melhorar consideravelmente, não sendo porém suficiente proceder apenas a este tipo de intervenções. Uma intervenção mais estruturante, com a hierarquização da rede, possibilitando a circulação entre as sedes de concelho, em melhores condições de velocidade e segurança que as actuais, impõe-se há muito tempo, estando programada no Plano Rodoviário Nacional, como prioritária, a construção (conclusão) dos IC1 e IC28, eixos rodoviários que, embora de nível nacional, constituem eixos de crucial importância na articulação entre a auto-estrada e as estradas de nível municipal. Tratam-se de dois eixos prioritários, um litoral, o IC1, no sentido norte-sul, ligando Viana do Castelo à Área Metropolitana do Porto e à Galiza, e o outro, o IC28, longitudinal, ligando a cidade de Viana do Castelo a todo o interior rural do Vale do Lima, prolongando-se para Espanha. Ambos os eixos, uma vez concluídos, funcionarão como nível estruturante de toda a rede viária do vale. A importância da hierarquização e melhoria da rede viária interna do Vale do Lima é um factor crítico para o desenvolvimento de actividades estratégicas como o Turismo
 
 
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